Como evitar que sua família dependa da lista de espera do SUS

O Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) é referência no mundo, por dar acesso da população brasileira à saúde gratuitamente, o que não acontece em muitos países de primeiro mundo. Mas ainda há muito que melhorar no sistema. O maior problema que os pacientes enfrentam é a lista de espera do SUS.

Quando uma doença aparece, não importa quanto dinheiro a pessoa tenha ou o quanto ela vai ter que esperar por um tratamento gratuito, é necessário tratar quanto antes para que o problema não se agrave. Muitas vezes não temos condições de arcar com os custos alto de um tratamento e nos obrigamos a enfrentar a espera por um atendimento médico público.

Os riscos da lista de espera do SUS

No final de 2017, um levantamento do Conselho Federal de Medicina, apontou que havia 904 mil pacientes na lista de espera por uma cirurgia eletiva no SUS. O estudo constatou que muitos chegam a esperar mais de 10 anos pelo procedimento. Essa demora pode agravar e muito o quadro clínico dos pacientes, piorando o prognóstico e aumentando os custos do tratamento.

Durante o levantamento, o Conselho acompanhou o caso de uma comerciária de 52 anos, que estava aguardando uma cirurgia nos rins há 10 anos. Quando ela foi incluída na lista, o problema não era tão grave. Recentemente ela refez os exames e descobriu que um dos rins perdeu totalmente a funcionalidade e terá que ser retirado por completo.

Esse é apenas um dos problemas de quem precisa depender do serviço de saúde pública. A fila é por ordem de chegada, sem ter qualquer urgência para os casos mais graves. O que prejudica ainda mais quem corre risco de morte. Muitas vezes o paciente não tem nem chance de entrar na lista e chegam a vir a óbito durante a espera.

Outros sofrem com as dores incessantes e não conseguem custear os remédios para os tratamentos enquanto está aguardando uma cirurgia. Entre os procedimentos com maior procura e lista de espera apontados no levantamento estão:

  • Cirurgia de catarata (cerca de 110 mil);
  • Correção de hérnia (cerca de 95 mil);
  • Retirada da vesícula (cerca de 90 mil);
  • Varizes (média de 78 mil);
  • Amígdalas ou adenoide (mais de 37 mil).

Os cinco procedimentos equivalem a quase metade de todos os pedidos de cirurgia que aguardam para serem realizados.

+ Entenda a importância da prevenção contra o câncer de mama

+ Você sabe o que é medicina preventiva?

+ Conheça vantagens do cartão Minha Conta Saúde

Como evitar o SUS

Uma das maneiras de fugir da lista do SUS é ter um plano de saúde. Porém o custo para manter a família inteira em um plano pode ser bem elevado. A solução para quem quer ter muitos benefícios para a família toda a um baixo custo é o cartão de saúde familiar Minha Conta Saúde.

Com ele você paga apenas R$ 1,33 por dia e tem inúmeras vantagens para a família inteira. O cartão não tem limite de uso ou idade e não tem carência como um plano de saúde comum. Conheça mais alguns dos benefícios:

lista_de_espera_do_SUS

1. Desconto em medicamentos

Basta apresentar o cartão Minha Conta Saúde e um documento de identificação ao comprar o medicamento para você ou qualquer integrante da família. Você terá direito ao desconto diretamente no caixa de uma das mais de 5 mil farmácias credenciadas.

2. Consultas e Exames

São mais de 500 especialidades médicas disponíveis entre cardiologia, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, odontologia, ortodontia, periodontia, radiologia e muitas outras. Além disso, você economiza até 70% nos mais de 2 mil exames clínicos e laboratoriais nos mais de 1.200 estabelecimentos credenciados.

3. Seguro diária internação hospitalar

O cartão Minha Conta Saúde te ampara caso você ou alguém da sua família precisem de uma internação hospitalar por doença ou acidente coberto.

4. Orientação médica

Ao adquirir o cartão você terá à sua disposição um time de profissionais capacitados para ajudar com recomendações e orientações práticas de saúde.

Como utilizar

Você nunca mais precisará enfrentar as listas do SUS para consultas e exames. Basta entrar em contato com a central, que nossos atendentes localizarão prestadores de serviços credenciados em sua região, que possuem o melhor custo-benefício para você e sua família.

Nossa equipe fará o agendamento da consulta ou exame e você só precisa comparecer no dia e local marcado. Apresentando o cartão, o serviço sairá por um custo reduzido. Quer melhor forma de economizar e manter a saúde em dia? Clique agora e adquira o seu cartão Minha Conta Saúde!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais!

Texto: Cintia Cardozo/Colaboradora