10 hábitos que ajudam a cuidar da saúde do coração

O sedentarismo, o estresse, o tabagismo, o aumento da obesidade e os hábitos de vida nada saudáveis têm colocado os brasileiros em risco quando o assunto é a saúde do coração.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil pelo menos 31% das mortes que ocorrem são em decorrência de alguma doença cardiovascular.

Mas você quer uma boa notícia? Esse número pode ser diminuído apenas com alguns cuidados que começam dentro de casa.

Por isso, listamos 10 hábitos saudáveis que ajudarão você a cuidar da saúde do coração e ter uma vida com muito mais bem-estar.

1. Diminua o consumo de sal

Quando falamos em saúde do coração, um dos principais vilões que podemos listar é o sódio.

É cientificamente comprovado que o consumo excessivo do sal causa doenças cardíacas, como a hipertensão arterial.

Para não afetar a nossa saúde, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que o consumo de sódio se limite a 6 gramas por dia – metade do que é utilizado atualmente no país.

2. Ômega-3

Principal aliado para a saúde do coração, o ômega-3 quando inserido na dieta pode prevenir doenças como a pressão arterial e o colesterol.

Este nutriente é encontrado em abundância nos peixes – como a sardinha, o atum e o salmão. E para uma dieta saudável e balanceada, o ideal é que estes alimentos estejam no cardápio ao menos uma vez por semana.

3. Evite o estresse

Nosso estilo de vida atual é outro fator que tem contribuído para o aumento de doenças cardíacas.

A ansiedade que surge em decorrência da rotina atribulada, libera cortisol em excesso em nosso organismo – e esse é o hormônio que aumenta a concentração de glicose no sangue.

Isto favorece o aparecimento de doenças, como a diabetes, e aumenta os níveis de triglicérides e eleva o colesterol.

O estresse também está diretamente ligado a hipertensão. Por este motivo, diminuir o ritmo é mais do que recomendado para manter a saúde do coração em dia.

4. Consuma azeite

O colesterol alto é um dos principais fatores que levam a obstrução das artérias do coração e podem desencadear um infarto.

Uma substituição indicada para evitar esse quadro, é a troca do óleo de soja pelo azeite de oliva.

Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite ajudará a controlar os níveis de LDL – ou seja, o colesterol mal no seu organismo.

5. O açúcar é um vilão

Um estudo publicado no Journal of American Medical Association, aponta que a ingestão de açúcar aumenta os níveis de colesterol em nosso organismo – da mesma forma que a gordura.

Durante este estudo, foi comprovado que homens e mulheres que possuem uma dieta rica em açúcares, têm chances maiores de desenvolver uma doença cardiovascular. Portanto, consuma com moderação e acrescente mais frutas em seu cardápio, certo?

6. Consuma verduras

Como forma de buscar uma alimentação rápida e prática – o chamado fast food -, cada vez menos brasileiros consomem verduras.

O ácido glutâmico – aminoácido encontrado em abundância na proteína vegetal – é um poderoso aliado no controle da pressão arterial, portanto, aposte em um prato mais ‘verde’ no seu dia a dia.

7. Tome sol

Outro hábito ruim que tem colocado a saúde do coração em risco, é a falta de banho de sol dos moradores das grandes cidades.

Trabalhando o dia todo em escritórios, a absorção de Vitamina D tem se mostrado cada vez mais escassa na maior parte da população.

Esta vitamina, além de ajudar a combater a pressão arterial, é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos.

8. Faça exames periódicos

Além de uma alimentação pouco equilibrada, muitos brasileiros também fogem dos exames de rotina.

Separar um dia para cuidar de você e realizar um check-up do coração ajuda a encontrar eventuais problemas cardíacos ainda no início e tratá-los com mais chances de cura.

9. Caminhe

Você sabia que 40 minutos de caminhada tem um efeito significativo na saúde do coração?

Além de combater o colesterol alto, a pressão alta e os problemas de circulação, caminhar traz inúmeros benefícios para a saúde, como o combate e a prevenção da ansiedade e da depressão.

10. Um bom vinho pode ajudar

Uma taça de vinho por dia é a quantidade indicada para quem deseja cuidar da saúde do coração sem interferir no seu bem-estar.

A bebida é rica em resveratrol, um antioxidante presente nas uvas e que ajuda a combater o envelhecimento precoce do coração e a diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue.

Viu só como é possível melhorar a saúde do coração a longo prazo e evitar uma série de doenças cardíacas? Mexa-se, tenha hábitos mais saudáveis e cuide do bem mais precioso que existe. A sua saúde é o que importa.

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Texto: Camila Oliveira/Colaboradora