5 dicas para controlar pressão alta sem remédios

Todo mundo já ouviu falar sobre a hipertensão e não é por acaso. Popularmente conhecida como “pressão alta”, a doença é tão comum que segundo informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), uma em cada cinco pessoas sofre de problemas com a pressão arterial elevada, totalizando mais de 30 milhões de hipertensos no país.

O Ministério da Saúde revela dados ainda mais preocupantes. O Órgão afirma que somente 10% dos hipertensos têm acompanhamento médico regular, enquanto o restante não dá a devida atenção ou mantém os cuidados corretos com a doença.

Antes de mais nada: o que é pressão alta?

A hipertensão é uma doença que altera a pressão arterial, elevando os níveis para maior ou igual a 14/9. Essa variação pode ocorrer devido a vários fatores, mas o principal deles é a contração dos vasos sanguíneos.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão explica que os vasos sanguíneos podem ser comparados a uma “torneira” que jorra sangue. É através deles que o coração bombeia o líquido sanguíneo para o corpo, e caso essa torneira se feche, significa que os vasos se estreitam e a força dentro dela cresce, resultando no aumento da pressão arterial.

O problema é tão grave que é a principal causa de morte no Brasil, sendo a responsável por 80% dos derrames e 40% dos infartos. Porém, temos boas notícias. Apesar de não ter cura, existem certos cuidados para driblar a hipertensão sem a necessidade de recorrer aos remédios.

Quer manter a saúde em dia e controlar a pressão alta de forma natural? Confira 5 dicas especiais.

Dicas para controlar pressão alta

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Tenha um estilo de vida saudável

Chega a ser clichê, mas praticar atividades físicas é essencial para a manter o corpo sã e alcançar a longevidade sem doenças. Não tem desculpa para não incluir exercícios em sua rotina: uma caminhada três vezes na semana já é suficiente para ativar toda circulação sanguínea e ajudar o organismo a trabalhar melhor.

Escolha os alimentos certos

Alimentos hipercalóricos, frituras, embutidos, industrializados e sal: esses são os piores inimigos de um hipertenso.

Se você quer controlar pressão alta, evite tudo o que for rico em sódio – como batatas chips, azeitonas, carnes e peixes salgados, condimentos e temperos prontos. Além disso, a cafeína – presente em chás, café e refrigerantes – também descontrola a pressão.

Substitua-os por alimentos naturais e orgânicos, e também não se esqueça de ficar de olho nos rótulos. controlar-pressão-alta6

Livre-se do estresse

Outro vilão da vida moderna é o estresse, que além de ser responsável pelo surgimento de várias outras doenças, também eleva a pressão arterial.

O estresse produz cortisol, adrenalina e insulina, sentimentos que são negativos para o corpo e responsáveis pelas alterações dos níveis arteriais.

Para driblá-lo, busque uma atividade que lhe traga paz e tenha um momento no dia para meditar e fugir dos problemas. Esses simples passos são capazes de deixar a sua mente mais leve e organizada, e com uma mente sã, o corpo também trabalha melhor e recebe estímulos positivos.

Durma bem

Um corpo descansado funciona melhor. O ideal é dormir entre 6 e 8 horas por noite para que os fluxos sanguíneos se estabilizem e regulem a pressão arterial. Além disso, o sono é um importante relaxante poderosíssimo para a saúde.

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Fique longe dos vícios

O tabagismo é um dos principais responsáveis por doenças cardiovasculares. O cigarro influencia diretamente na pressão do corpo e acelera os batimentos cardíacos, estreitando os vasos sanguíneos e aumentando a pressão.

Consumir bebidas alcoólicas em excesso também altera os níveis arteriais, resultando em maiores chances de se tornar hipertenso.

Essas dicas vão te ajudar a levar uma vida com mais qualidade e disposição, além de serem suas aliadas para controlar pressão alta. Mas é muito importante prestar atenção nos sinais que o corpo apresenta e sempre realizar exames médicos e check-ups anuais, ok?

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Texto: Camila Oliveira/Colaboradora